quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PROCESSOS DO CICLO DE KREBS

    

        O Ciclo de Krebs, ou também conhecido como ciclo do ácido cítrico por ser a primeira substância a ser formada durante o ciclo, é uma das etapas do processo da respiração celular dos organismos aeróbios, ocorrendo no interior das mitocôndrias das células eucariontes. 
       Devido o seu caráter metabólico, catabólico e anabólico, é considerado como rota anfibólica, de degradação e construção de substâncias com finalidade de produzir energia suficiente para as atividades desenvolvidas pela célula.
        Esse ciclo composto por oito reações controladas enzimaticamente, tem seu início a partir da degradação por oxidação, uma reação do ácido oxalacético com a acetil-coenzima-A, substância originada na glicólise em conseqüência da catabólica da enzima desidrogenase sobre o piruvato (molécula altamente energética), produzindo duas moléculas de CO2.
       O produto dessa oxidação origina uma molécula de citrato, mediador de um composto com cinco carbonos (cetoglutarato), que durante o percurso desse ciclo é quebrado liberando prótons receptados pelo NAD (aceptor intermediário de hidrogênios).
       A degradação contínua e o cetoglutarato formam o alfa-cetoglutarato, molécula menos energética contendo quatro carbonos. No entanto, ainda quebrada, libera mais H+, recolhidos nesse momento pela molécula de FAD, finalizando o processo com a restituição do ácido oxalacético, enzima iniciadora do ciclo.
       Além do dióxido de carbono são produzidos íons H+, conforme mencionado são absorvidos pelo NAD e FAD (NADH e FADH2), destinados às cristas mitocôndriais, onde ocorre a cadeia respiratória e produção de ATP.

            PASSO A PASSO DO CICLO DE KREBS




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Verrugas virais

 

As verrugas virais são tumores benignos provocados pelo vírus HPV (Pappilomavirus humano) do tipo 1, 2, 3 e 4. Normalmente se desenvolvem nas mãos, dedos, axilas, atrás do joelho, nariz, pálpebra superior, orelha e outros. São formadas quando existe o contato com o vírus que penetra no organismo e provoca a inoculação.

Ao penetrar no organismo, o vírus é combatido pelas células do sistema imunológico que provocam uma inflamação no local onde o vírus se encontra, resultando no acúmulo de queratina na região, tornando-a mais dura e espessa. O surgimento das verrugas pode levar meses para ocorrer, sendo que alguns tipos podem até desaparecer com o passar do tempo graças ao combate imunológico. Ao detectar uma verruga no organismo, é importante buscar informação médica quanto ao sorotipo do vírus, pois dependendo do seu tipo, pode desencadear  tumores pré-malignos e doenças genitais.

O tratamento para uma verruga varia de acordo com a localização, o tipo e a gravidade causada por ela. No caso da verruga citada, existem técnicas que favorecem o desaparecimento das mesmas. Fazer curativos sobre as verrugas são métodos eficazes para a cicatrização das mesmas sem deixar marcas, a aplicação de uma massa feita a partir de água e comprimidos de vitamina C somente sobre a verruga provoca irritação na mesma e a faz desaparecer, andar sempre calçado impede que o vírus seja armazenado no organismo através da planta dos pés. É muito importante manter a região onde existe uma verruga sempre seca, pois as verrugas conseguem crescer mais rapidamente em ambientes úmidos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010




Entenda o que é Glicemia, Glicose, Diabetes, Insulina e Carboidratos.







Glicose : Alguns alimentos que comemos (frutas,legumes,farináceos, doces, mel, grãos e cereais) após sofrerem digestão transforman-se em unidades bem menores os carboidratos, esses carboidratos são a glicose, conhecida popularmente como açúcares.

Carboidratos : São macromoléculas orgânicas, açúcares que geram energia para o trabalho celular, são provenientes da alimentação e produzidos pelas plantas durante a fotossíntese,  forma açúcares dos tipos : glicose, galactose, maltose…amido, essa classificação depende do número de monossácarideos (menor unidade do carboidrato).

Glicemia : É a taxa de glicose contida no sangue, ou seja, taxa de açúcar contido no sangue, e a situação pode ser Hiperglicemia (alta taxa de açúcar no sangue, após a alimentação) e Hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue).

Insulina : Hormônio produzido no Pâncreas,  responsável por manter a taxa glicêmica, possibilita a quebra da glicose, permitindo que os monossacarídeos (menor unidade do carboidrato) entrem na célula para gerar energia.

Diabetes : Trata-se de uma doença, onde a pessoa tem deficiência ou ausência de produção do hormônio Insulina, responsável pela manutenção da glicemia, ou taxa de de glicose no sangue, ínviabilizando a entrada dos carboidratos nas células para gerar energia, e os carboidratos (açúcares) se acumulam no sangue causando esta grave doença, essas pessoas usam insulina como medicamento já que o corpo delas não fabrica o hormônio.

Valores de referência para a glicemia:

• Glicemia em jejum: inferior a 110 mg/ml 

Glicemia pós prandial: inferior a 140 mg/dl, Considera-se diabetes quando em duas medições separadas surgem valores de glicemia em jejum superiores a 126 mg/dl ou glicemias pós prandiais superiores a 200 mg/dl

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL

O complexo de danos causados ao feto em virtude do consumo materno de etanol é denominado síndrome alcoólica fetal (SAF). No catabolismo do etanol, o primeiro passo é a conversão à acetaldeído, o reverso da última reação da fermentação alcoólica. O nível de acetaldeído no sangue de uma gestante tem valor diagnóstico para se detectar a sindrome alcoólica fetal. Recentemente, foi mostrado que o acetaldeído é transferido através da placenta e acumula-se no fígado do feto. O acetaldeído é facilmente oxidado e é o responsável por muitos efeitos prejudiciais. Os rótulos de bebidas alcoólicas agora incluem uma advertência contra o consumo durante a gravidez. 
Em geral, os bebês que sofrem da síndrome, podem apresentar:
- Baixo peso ao nascer.
- Perímetro cranial menor que o normal.
- Atraso do crescimento e do desenvolvimento.
- Anomalias no coração, no rosto e em outros órgãos.
- Epilepsia.
- Problemas de coordenação e de motricidade fina.
- Poucas habilidades sociais.
- Falta de imaginação ou de curiosidade.
- Problemas de aprendizagem emocionais ou de comportamento.
- Pouca memória e concentração.







METABOLISMO ANAERÓBIO E CÁRIE DENTÁRIA


As cáries dentárias estão entre as doenças mais frequentes dos EUA e possivelmenteno mundo, embora tratamentos modernos como as aplicações de fluoreto e o uso do fio dental, tenham reduzido grandemente a sua incidência entre os jovens. Os fatores que contribuem para a cárie dentária são uma combinação de uma dieta com alto teor de açúcar refinado, o desenvolvimento da placa dentária e o metabolismo anaeróbico. A dieta com alto teor de açúcar permite o pronto crescimento de bactérias na boca, e a sacarose talvez seja o açúcar mais facilemente usado por elas. Por outro lado, as bactérias podem fazer a sua "cola" de polissacarídeos a partir desse açúcar não-redutor. As bactérias desenvolvem-se ampliando suas colônias pegajosas, formando placas na superfície dos dentes. As bactéras que crescem debaixo da superfície da placa fazem metabolismo anaeróbico, já que o oxigênio não se difunde pela superfície encerada da placa dental. Os dois produtos predominantes, o lactato e o piruvato, são ácidos orgânicos relativamente fortes, e são esses produtos ácidos que, de fato, causam a destruição da superfície esmaltada. As bactérias, é claro, crescem melhor nos buracos das cáries, e, se o esmalte for inteiramente degradado, as bactérias crescerão ainda mais rapidamente na camada macia da dentina, embaixo do esmalte. A adição de flúor à água resulta em uma superfície de esmlate muito mais dura, e o fluoreto pode inibir o metabolismo das bactérias. o uso do fio dental diariamente rompe a placa e evita o estabelecimento de condições anaeróbicas. 

  









   BACTÉRIA ANAERÓBIA