Entenda o que é Glicemia, Glicose, Diabetes, Insulina e Carboidratos.
Glicose : Alguns alimentos que comemos (frutas,legumes,farináceos, doces, mel, grãos e cereais) após sofrerem digestão transforman-se em unidades bem menores os carboidratos, esses carboidratos são a glicose, conhecida popularmente como açúcares.
Carboidratos : São macromoléculas orgânicas, açúcares que geram energia para o trabalho celular, são provenientes da alimentação e produzidos pelas plantas durante a fotossíntese, forma açúcares dos tipos : glicose, galactose, maltose…amido, essa classificação depende do número de monossácarideos (menor unidade do carboidrato).
Glicemia : É a taxa de glicose contida no sangue, ou seja, taxa de açúcar contido no sangue, e a situação pode ser Hiperglicemia (alta taxa de açúcar no sangue, após a alimentação) e Hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue).
Insulina : Hormônio produzido no Pâncreas, responsável por manter a taxa glicêmica, possibilita a quebra da glicose, permitindo que os monossacarídeos (menor unidade do carboidrato) entrem na célula para gerar energia.
Diabetes : Trata-se de uma doença, onde a pessoa tem deficiência ou ausência de produção do hormônio Insulina, responsável pela manutenção da glicemia, ou taxa de de glicose no sangue, ínviabilizando a entrada dos carboidratos nas células para gerar energia, e os carboidratos (açúcares) se acumulam no sangue causando esta grave doença, essas pessoas usam insulina como medicamento já que o corpo delas não fabrica o hormônio.
Valores de referência para a glicemia:
• Glicemia em jejum: inferior a 110 mg/ml
• Glicemia pós prandial: inferior a 140 mg/dl, Considera-se diabetes quando em duas medições separadas surgem valores de glicemia em jejum superiores a 126 mg/dl ou glicemias pós prandiais superiores a 200 mg/dl.
Achei legal,pois tirei algumas dúvidas que eu tinha,parabéns !!!
ResponderExcluir