terça-feira, 5 de outubro de 2010

Feromônio - A essência da atração


       Os Feromônios (ou Ferormônios, as duas formas estão corretas, segundo o dicionário Houaiss) são substâncias que funcionam como mensageiros entre seres da mesma espécie, desencadeando respostas fisiológicas e comportamentais previsíveis. Eles foram originariamente descritos em insetos, nos quais apresentam importância fundamental para a preservação da espécie.
       Recentemente cientistas descobriram que os humanos também são influenciados de forma similar na presença de feromônios. Infelizmente, devido à evolução, nossos corpos e hábitos mudaram. A maioria de nós não produz naturalmente feromônios na quantidade suficiente para estimular a resposta do sexo feminino. A pequena quantidade de feromônios produzida por nosso corpo é sempre destruida por desodorantes, sabonetes e perfumes. Além disso hoje em dia nosso corpo durante a maior parte do tempo passa 80% coberto de roupa, o que impede ainda mais que o pouco feromônio produzido seja aproveitado.
        Durante muitos anos os cientistas tentaram reproduzir em laboratórios os feromônios sexuais humanos. Recentemente eles tiveram sucesso na identificação, isolamento e recriação deste incrível e poderoso componente, e a partir daí a indústria de perfumes passou a criar novas fragrâncias especiais com ativadores de Feromônios descobertos pelos cientistas.
        Estes perfumes com feromônio possuem uma característica que os difere de qualquer outro perfume: eles causam sentimentos de atração sexual e desejo no sexo oposto, ou seja, despertam a libido da mulher que estiver próxima a pessoa usando um perfume com ativador de feromônio. E como os feromônios são naturais do próprio corpo do ser humano, não é possível perceber que se está sob o efeito do hormônio, pois eles causam uma reação idêntica a que uma pessoa teria se estivesse numa situação cotidiana de sentir atração física por outra pessoa.

Suor masculino funciona como um afrodisíaco


      Feromônio encontrado no suor dos homens aumenta níveis de hormônio em mulheres. É a primeira vez que o efeito é comprovado por cientistas. Poucos o reconheceriam, mas a realidade é que o suor masculino funciona como um afrodisíaco para atrair o sexo oposto, segundo um novo estudo elaborado por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley. A muscalura (cis-9-trieicoseno), cuja fórmula encontra-se esquematizada ao lado, é um feromônio utilizado pela mosca doméstica para atrair os machos e marcar trilhas.
      Alguns toques de "androstadienone", o feromônio encontrado no suor dos homens e, como aditivo, em numerosos perfumes e loções, bastam para aumentar os níveis de cortisol, um hormônio relacionado com o estresse e também com o estímulo sexual nas mulheres, segundo o estudo.
     Publicado no número desta semana da revista "Journal of Neuroscience", a pesquisa indica que os humanos, da mesma forma que os ratos, as borboletas e as traças, por exemplo, segregam um cheiro que afeta o sexo oposto.
   "Esta é a primeira vez que alguém demonstrou que se pode induzir uma mudança no nível hormonal das mulheres ao inalar um componente identificado do cheiro masculino", disse Claire Wyart, diretora do estudo.
   A pesquisa parte de outras anteriores realizadas por um programa de Berkeley que demonstrou que o componente químico "androstadienone" pode mudar o estado de ânimo e excitar as mulheres.
   No entanto, e contra o que prometem as companhias fabricantes de perfumes, não há provas de que os humanos respondam ao cheiro desta substância ou de outro componente químico de maneira similar aos outros mamíferos, disseram os pesquisadores.
   Isto porque o órgão no nariz capaz de detectar os feromônios é muito rudimentar nos humanos e não tem conexão nervosa com o cérebro. O descobrimento poderia ajudar, entre outras coisas, a aumentar os níveis de cortisol em pacientes com doenças caracterizadas pelos baixos níveis desta substância, como o mal de Addison, que causa baixa tonificação muscular, cansaço, náuseas e baixa pressão sangüínea, entre outros sintomas.

 A muscalura (cis-9-trieicoseno), cuja fórmula encontra-se esquematizada ao lado, é um feromônio utilizado pela mosca para atrair machos e marcar trilhas.

3 comentários:

  1. Gostei de saber disso... de hoje por diante me orgulharei de suar tanto kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Saiba tudo sobre essa quimica dos feromonios em
    http://feromonios.bigs.com.br

    ResponderExcluir